ANÁLISE DE CONJUNTURA


A Extensão Universitária, parte indissolúvel da existência da estrutura universitária na qual estamos inseridos, possui uma série de vieses de extensão:


*Acadêmica-  Se resume a reproduzir as técnicas e o conhecimento formal aprendido na universidade, muitas vezes nem ultrapassando os seus muros.


*Mercantilista - que presta serviços aos interesses empresariais

*Assistencialista - influenciada pelo paradigma da universidade dos direitos sociais, se restringe a amenização de necessidades imediatas e emergenciais, criando vínculos de dependência e sem nenhuma proposta de transformação social. Essa a prática é hegemônica dentro da universidade, e apesar de se revestir de certa neutralidade auxilia na reprodução da lógica do capital.

*Popular: A Extensão popular é um espaço contra-hegemônico de questionamento do ensino formal recebido dentro da universidade. Ela é uma ferramenta construção de um saber realmente emancipador e não reprodutor de conhecimento, um saber a serviço da classe trabalhadora.
Entretanto, sabemos que esse saber é incompatível com a sociedade na qual vivemos, sendo necessária uma transformação social para concretizá-lo. Assim, empregamos o termo popular numa perspectiva classista. Neste contexto, a Extensão Popular é um espaço de exposição de contradições, motor do processo de formação de consciência da classe trabalhadora, ela é uma das esferas da luta anti-capitalista.